terça-feira, 15 de maio de 2012

Jesus sorria? eis a dúvida de muitas pessoas.

Jesus sorria?

Claro que sim! Temos notado que muitas pessoas têm dúvidas se Jesus sorria, pelo simples fato de não estar relatado na bíblia (pois na bíblia menciona que ele chorou).

Ora, venhamos e convenhamos: quem até os seus 33 anos idade nunca sorriu ou tenha dado uma gargalhada nesta vida?

Jesus viveu nesta terra na condição humana, menos o pecado. Quando dizemos na condição humana significa também sorrir, rir, chorar, sentir fome, cansaço, sede e frio.

E tem um detalhe: Jesus participava de festas, tomava vinho, sentava-se com publicanos e pecadores, ou seja, era um de nós! Fala a verdade no seu coração agora, dificil é não mostrar os dentes nestas ocasiões!
Vamos citar alguns trechos bíblicos que mencionam ocasiões em que Jesus se alegrava, e portanto, sorria:
 
(Mateus 11 - 18:19): Jesus disse: "Porquanto veio João, não comendo, nem bebendo, e dizem: tem demônio. Veio o Filho do Homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por seus filhos".
 
(Lucas 10:21): "Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve."

(Salmo 2:4): "Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles."  
 
Por que Jesus não iria sorrir? Se houve a necessidade dos apóstolos de citar o choro de Jesus, podemos afirmar, com toda a certeza, que Ele se destacou neste momento do choro, como alguém alegre e que também poderia chorar como qualquer outra pessoa.
 
Também podemos citar outra passagem bíblica no momento em que Jesus, após a ressureição, pediu para as mulheres que o viram primeiro, avisarem os seus discípulos para eles O encontrarem no monte da Galiléia. Como vocês acham que foi o encontro? Que Ele os recebeu sério, sem emoção alguma? Com certeza, o encontro com seus discípulos, após a sua ressureição, foi muito emocionante, com direito a choro, risos e muitos abraços para com o Divino Mestre! Até porque os discípulos conviveram com Jesus por três anos e eles o amavam!
 
Há uma outra passagem bíblica, onde Jesus Cristo repreendeu os apóstolos por não deixar as criancinhas se aproximarem Dele (Lucas cap. 18, 15:17). Caro leitor, você acha que aquelas crianças não conseguiram tirar um sorriso dos lábios de Jesus? Não dá para imaginar que Jesus ficou sério o tempo todo vendo as crianças ao seu redor; com certeza ele se alegrava e muito com os pequenos!
 
Na minha opinião, Jesus Cristo além de sorrir, também tinha um bom humor. Lembram daquela passagem em que Jesus encontra a mulher samaritana perto de um poço e pede água a ela? (João 4:5-30) Em um dos trechos, Jesus diz a mulher: "Vai, chama o teu marido e vem cá". Ao que ela responde "Não tenho marido" e, logo em seguida, Jesus diz o seguinte: "Disseste bem: não tenho marido, porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade." Tenho absoluta certeza que, nesta passagem bíblica, Jesus usou de uma certa dose de humor para mostrar à mulher samaritana que Ele sabia o que se passava na vida dela.

 A bliblia relata que uma grande multidão seguia Jesus, pois gostavam de ouvir os Seus conselhos e de receber os seus milagres! Até alguns dos fariseus se tornaram seus discípulos (José de Arimatéia e Nicodemos). Para onde Jesus ia, a multidão o seguia, como ovelhas sem pastor. Caro leitor, cá entre nós, quanto tempo você aguentaria ficar perto de uma pessoa mal-humorada? você acha que alguém carrancudo o tempo todo, com o rosto de expressão fechada iria cativar e conquistar o coração daquelas pessoas?
 
Portanto, Jesus sorria e com certeza ria também, embora não esteja escrito, mesmo porque a Biblia não é um livro de comédia.

5 comentários:

  1. gostei da resposta a melhor que já presenciei Parabéns e que Deus abençoe a sua família em nome do Senhor Jesus de Nazaré amém!

    ResponderExcluir
  2. Na Bíblia nada consta. Na história contemporânea a N.S.Jesus Cristo, consta que ninguém o viu rir, mas o viram algumas vezes chorar (História da Civilização, Tomo VI, Domingos Monteiro, Editora Lidador, pg.20/21, 1a edição 1963). Ao passar dos anos, tem-se comprovado muitos fatos relatados na Bíblia. Eu acredito em tudo que ali está, ainda que eu não tenha conhecimento suficiente.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Sim.
    Jesus Rua e também fazia rir. Acredito que esse evento acontecia pois, Jesus usava hipérboles para dar ênfase aos seus ensinamentos . Se valia do humor inteligente trazendo descontração ao ambiente e ao mesmo tempo levando o povo a pensar no que fora dito.
    Tomo por exemplo :
    ..." É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no céu..."
    ..."Se alguém olhar para uma mulher com intenções impuras já adulterou..."
    Etc...

    ResponderExcluir